A Costa Esmeralda, em Santa Catarina, vem ganhando cada vez mais destaque no cenário nacional. O estado é famoso por suas praias de tirar o fôlego, excelente infraestrutura e belezas naturais preservadas. Contudo, a Costa Esmeralda ou Rota Costa Esmeralda, é um roteiro turístico que abriga cerca de 60 km de litoral e grandes áreas naturais protegidas, incluindo mais de 50 praias catarinenses. O destaque vai não apenas para as águas esverdeadas (por isso o nome esmeralda), mas também pelos animais exóticos e flores selvagens da região. Portanto, é uma área riquíssima e perfeita para explorar em qualquer época do ano. Sendo assim, confira no post de hoje quais são as melhores praias da Costa Esmeralda.
1. Meia Praia, Itapema
Cada vez mais pessoas procuram uma imobiliária em Itapema, a fim de investir na região, considerada uma das que mais crescem no país. Inclusive, no último ano foi a que registrou a maior valorização de imóveis, ganhando destaque no mercado imobiliário nacional. Com ótima qualidade de vida, muitos até mesmo decidem mudar para a região, garantindo bem-estar e segurança financeira.
A Meia Praia é a mais famosa da cidade, oferecendo uma estrutura completa, com chuveiros públicos, calçadão para caminhadas, lojas, shoppings, restaurantes, opções de hospedagem e muitas outras facilidades. Além disso, durante à noite, as pessoas também aproveitam as delícias da Meia Praia, principalmente nos bares e pubs espalhados pela orla. Com mar excelente para banho, os turistas e moradores conseguem aproveitar ao máximo as belezas, infraestrutura e opções de lazer da região.
2. Praia de Bombinhas, Bombinhas
Localizada na parte central de Bombinhas, essa praia oferece tudo o que visitantes e moradores precisam, sendo uma das mais procuradas para curtir os dias quentes. Com fácil acesso, ela costuma ficar cheia durante a alta temporada, sendo ideal chegar cedo para garantir o melhor lugar. Com águas cristalinas, esverdeadas e calmas, é uma ótima pedida para famílias com crianças e idosos, visto que podem aproveitar o espaço com tranquilidade e segurança. Além disso, conta com bons restaurantes no entorno.
3. Praia do Caixa D’Aço, Porto Belo
Essa praia é considerada uma grande piscina, com águas mornas, tranquilas e transparentes, envoltas por uma vegetação bem preservada. O local recebe muitas lanchas, iates e veleiros, principalmente na alta temporada. Inclusive, justamente por isso, surgiu um serviço de atendimento em alto mar, chamado Boat Delivery, sendo possível fazer pedidos de pratos especiais, sem precisar voltar para a areia.
Além disso, a praia em si oferece variadas opções de trilhas em meio à Mata Atlântica e restaurantes de ótima qualidade, sendo que o acesso é feito por uma trilha rápida.
4. Praia de Itapema, Itapema
Também conhecida como Praia do Centro, ela é um misto de agito e calmaria, conquistando os mais diferentes públicos. Com águas tranquilas e cristalinas, ela é ótima para banho, além de oferecer excelente infraestrutura, com hotéis, bares, restaurantes e opções de lazer. O acesso é bem simples, pelas vias principais da cidade, além de contar com a famosa Ponte dos Suspiros, um ótimo cenário para tirar belas fotos da região e eternizar os momentos de alegria.
5. Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas
Um pouco diferente da Praia de Bombinhas, que citamos anteriormente, essa praia tem mar mais agitado e, por isso, é ideal para quem quer praticar esportes aquáticos, principalmente o surf. Considerada uma das melhores praias da região Sul, ela possui paisagem paradisíaca que encanta a todos os visitantes e moradores da região. Seu nome tem relação com as quatro Ilhas de Bombinhas, que podem ser avistadas da faixa de areia, branquinha e cheia de cristais de quartzo.
Ainda é possível realizar diversas trilhas ecológicas a partir dela, assim como fazer passeio de helicóptero para apreciar a vista do alto. Além disso, ela conta com ótimos restaurantes para os amantes de frutos do mar.
6. Praia do Estaleiro, Porto Belo
Famosa por suas paisagens paradisíacas, essa praia é bastante tranquila, mesmo na alta temporada. O acesso é feito por uma trilha de cerca de 10 minutos ou de barco e com certeza o visual vale a pena o esforço. Inclusive, justamente por ser mais difícil de chegar, é mais calma e perfeita para quem quer se conectar à natureza. Suas águas tranquilas e transparentes são perfeitas para a prática de mergulho ou somente para relaxar. Mas, como não tem nenhuma estrutura, é indicado levar seus próprios alimentos e bebidas.
Então, agora que você conhece mais sobre a Costa Esmeralda e quais as melhores praias para visitar, já pode escolher qual será seu próximo destino. A boa notícia é que todas elas estão localizadas em cidades vizinhas, permitindo que você as visite em uma única viagem. Mas, para isso, é importante ter um bom planejamento, pois assim você garante conhecer todos os lugares com tranquilidade e, consequentemente, com a melhor experiência.