O transporte de cargas pesadas é um processo que exige alguns cuidados para que possa ocorrer de forma segura e livre de graves acidentes.
Além da necessidade de contar com o uso de equipamentos apropriados – como guindautos, plataformas elevatórias, guindastes, carretas prancha, etc – existem outros pontos que devem ser observados para uma operação bem sucedida.
Afinal, é preciso garantir tanto a integridade da carga – que precisa chegar adequadamente ao seu destino ou cliente -, quanto a saúde, a segurança e as corretas condições de trabalho de todos os envolvidos.
Com o intuito de assegurar que isso aconteça, desde 8 de janeiro de 2021, existe uma resolução do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, que dita as normas relacionadas ao transporte de cargas pesadas.
Na norma, fica disposto que o transporte de cargas pesadas só pode ser realizado mediante Autorização Especial de Trânsito-AET, mas esse não é o único cuidado necessário para uma boa operação.
Veja a seguir quais são os outros pontos que exigem atenção especial para que o transporte de cargas pesadas seja feito adequadamente.
Escolha adequada de veículos
Com a modernização, cada vez mais surgem máquinas de alta performance indicadas para transporte, içamento e manuseio de cargas pesadas.
Além do peso, o tipo de carga vai determinar qual é o veículo mais adequado para ser utilizado, então é preciso ter em mente o que são cargas pesadas e qual é o intuito do manuseio – transporte, içamento, etc.
Como exemplos desse tipo de carga, podemos citar:
- Vagões e contêineres;
- Equipamentos industriais e/ou agrícolas;
- Equipamentos elétricos, motores e geradores;
- Máquinas e veículos;
- Postes e estruturas metálicas;
- Entre outros.
A escolha inadequada de veículos pode causar danos à carga, atrasos na operação e graves acidentes, então, em caso de dúvidas, vale pedir ajuda a um profissional para descobrir qual é a máquina adequada para cada caso.
Estipulando a rota
Seja a distância a ser percorrida longa ou curta, é preciso estipular a rota com antecedência para saber qual é o melhor caminho.
De preferência, o ideal é que o trajeto seja livre de buracos ou outros obstáculos que possam atrapalhar a operação. Também é recomendável que a distância seja a mais curta possível, para otimizar o tempo e o custo do trajeto.
Por fim, também é preciso considerar a segurança da rota, para evitar que sustos – como acidentes ou abordagens inesperadas, por exemplo – comprometam e coloquem em risco a integridade da carga e dos operadores envolvidos no serviço.
Também é importante cuidar do monitoramento da frota, para garantir que o percurso seja cumprido dentro do esperado e qualquer contratempo seja resolvido o mais rápido possível.
Esse monitoramento pode ser feito via satélite, por exemplo, o que permite que as informações sejam coletadas e analisadas em tempo real.
Manutenção das máquinas
Outro ponto que não pode passar despercebido é a manutenção das máquinas utilizadas no transporte de cargas pesadas, sejam elas quais forem.
Para garantir que a máquina cumpra sua função, é preciso que os veículos passem por constantes e rigorosas inspeções, alisando quais peças e mecanismos estão funcionando bem e quais precisam ser substituídos.
Vale lembrar que um veículo quebrado em plena operação não representa, apenas, atrasos, mas também um risco muito sério de acidentes e outros prejuízos incalculáveis.
Equipe preparada
Operar máquinas pesadas, seja na carga, descarga, transporte ou içamento, é uma tarefa que exige profissionais treinados e capacitados.
Além de serem responsáveis pelo andamento eficiente das atividades, quando devidamente preparados, esses profissionais são capazes de evitar que acidentes aconteçam, pois agem com cautela e responsabilidade.
E, no caso de algo sair do controle, um profissional capacitado sabe como agir para reverter a situação e conter danos, o que demonstra o quanto é importante investir em uma boa equipe para transporte e manuseio desse tipo de carga.
É importante ressaltar que todos os profissionais envolvidos devem estar munidos de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados à operação, como óculos protetores, coletes sinalizadores, calçados adequados, capacetes, luvas, entre outros.
Documentação em dia
E por último, mas não menos importante, tanto o condutor, quanto o veículo, devem estar com a documentação em dia.
Além de ser uma forma de garantir um bom andamento das atividades, esse também é um respaldo necessário considerando o trânsito dos veículos por vias públicas, uma vez que a legislação exige documentação autorizada para que ocorra o transporte de cargas pesadas.
Do contrário, tanto o condutor, quanto a empresa responsável pelo carregamento podem sofrer sanções, como multas e até mesmo apreensão da carga, o que gera prejuízos financeiros bastante relevantes.
Ainda com relação à documentação, é altamente recomendável que as cargas e veículos sejam acobertados por seguro, que cuida de toda parte burocrática e reembolso caso algo de ruim aconteça.
Para saber mais sobre segurança na operação e transporte de cargas pesadas, consulte uma empresa especializada e de confiança. Tire suas dúvidas e tenha a tranquilidade que você precisa para tocar seu projeto da melhor maneira possível.