É provável que quando você ouça o termo tecnologia na saúde pense em coisas bem estranhas, daquelas que só se vê em filme. Por exemplo, robótica, mapeamento genético e muitas outras invenções.
Mas pode ficar tranquilo porque a realidade é bem diferente. Uma vez que a tecnologia veio para a área da saúde com uma ideia revolucionária.
Ou seja, trouxe mudanças para a forma como se atende o público, na gestão e muito mais. Além disso, ajuda que o paciente enxergue seu papel no caso de prevenção e tratamento de doenças.
Isso tudo com o intuito de implementar o autocuidado da forma mais segura possível. Pensando nisso montamos esse artigo que pode ser de grande ajuda.
Quer saber mais? Então continue lendo este artigo e descubra como o uso da tecnologia ajuda o setor médico.
O que é tecnologia na saúde?
Bem, a tecnologia da saúde é praticamente todas as soluções criadas a partir da junção de ambas as áreas. Afinal de contas a parceria saúde e tecnologia existe há séculos.
Logo é algo que se usa bastante para que haja uma evolução de ambos os setores. De um lado temos a área da saúde que cria formas para que se faça melhorias em todos equipamentos tecnológicos.
Por outro lado, tem a tecnologia que deixa a disposição os mais diferentes tipos de avanços. Eles podem estar presentes na educação, prestação de serviços, equipamentos novos, comunicação e muito mais.
Foi através de todos esses avanços que a humanidade conseguiu desenvolver diferentes formas de combater e prevenir diversas doenças. Em algum momento da história, elas foram responsáveis por dizimar uma grande parte da população mundial.
Por exemplo, no Brasil um dos médicos pioneiros foi o médico sanitarista Oswaldo Cruz que levou a um maior conhecimento quanto a peste bubônica. Bem como, a febre amarela que foi erradicada após ter se desenvolvido soro e vacina na década de 1900.
Então foi desde esse período que o Governo Federal começou a iniciar campanhas de vacinação. O intuito era promover a imunização e/ou a erradicação de doenças como o tétano e outras.
O que é a tecnologia aplicada à saúde?
Trata-se da aplicação tanto de habilidades quanto conhecimentos que tem sua organização em um dispositivo. Bem como, vacinas, medicamentos e diversos procedimentos.
De acordo com esse conceito a tecnologia que se aplica a saúde irá reunir todos os produtos, técnicas, entre outros. A ideia principal é prevenir doenças e ajudar a reabilitar pessoas.
Isso irá melhorar a qualidade de vida do indivíduo. Ou seja, toda e qualquer ferramenta que se use para aplicar uma evolução à saúde irá fazer parte do grupo de tecnologias em saúde.
Por exemplo, se um gestor faz uso do sistema de triagem de Manchester, ele entra nesse grupo. Esse sistema se usa em casos de risco onde se irá separar os pacientes em 5 níveis distintos.
Isso ajuda a equipe de saúde que irá saber quais casos devem passar por atendimento mais rápido. Dessa forma o mesmo sistema irá se aplicar em casos de pacientes com câncer, vacinas e outros equipamentos.
Muitos avanços de tecnologia são bons e ajudam na hora de cuidar da saúde. Assim como fazer exames, prevenir, tratar e mais.
Quando se trata da parte de equipamentos, uma descoberta de destaque foram os raios x e seu uso. Ele serviu para visualizar a parte interna do corpo humano.
Esse feito é de autoria do alemão Wilhelm Conrad Rontgen. Foi em 1895 que o cientista fez sua primeira radiografia, a qual foi uma espécie de fotografia da mão de sua esposa.
Então a partir desse feito se deu início ao estudo do organismo de uma forma mais invasiva. Isso porque antes dessa descoberta a única forma de examinar órgãos e tecidos internos por meio de cirurgias que na época era invasiva, dessa forma, pacientes já debilitados ficavam exposto a riscos grandes.
O que é telemedicina?
Bem, como citamos acima os avanços tecnológicos tem grande influência na medicina. Entre tantos avanços tem a telemedicina, que se trata de um processo para acompanhar os pacientes.
Bem como, ter acesso às informações médicas de um indivíduo. Além disso o uso de telemedicina, permite que médico da mesma região e/ ou de outros países troquem informações.
Os exames passam por avaliações e seus resultados são entregues de forma online. Isso serve como uma forma de apoio para a medicina tradicional.
Ela já está em uso em praticamente todo o mundo e funciona de forma legal. Ou seja, se atua com telemedicina seguindo a legislação e normas médicas.
Durante a pandemia foi algo que ajudou bastante. Uma vez que se permitiu o uso dela, pois ajudou a desafogar o sistema de saúde público que estava bem cheio.
Um dos pontos altos da telemedicina é a possibilidade de fornecer laudos à distância. Assim não será preciso ir a uma clínica e/ou hospital ver um médico especialista.
Existem muitas vantagens de se utilizar a telemedicina. Visto que a distância entre médico e paciente diminui, pois a tecnologia permite o contato com o médico de onde estiver, seja por meio de smartphone, computador etc.
Conclusão
Por fim, mostramos informações sobre como a tecnologia aliada a área da saúde tem mudado o mundo. Além disso deixamos diversos dados sobre como essas mudanças são positivas.
Com certeza quando se ouve ou lê sobre a tecnologia dentro dessa área parece coisa de filme. Mas na realidade o que a tecnologia trouxe para esse setor vai muito além.
Um exemplo são os equipamentos e as descobertas como raio x. Antes disso tudo era feito de forma muito invasiva o que aumentava riscos de vida de pacientes que já estavam em um estado crítico.
Outro forte exemplo de que a tecnologia só veio para somar é a telemedicina. Algo que vem sendo utilizado no mundo inteiro e tem sido de grande ajuda para o atendimento de diversos pacientes, já que isso diminui distâncias.
Gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado na sua busca, caso tenha alguma dúvida é só deixar um comentário.