Soluções diferentes, porém complementares, têm a função de detectar e corrigir falhas nas redes capazes de pôr em risco dados imporantes
A constante ameaça aos dados é uma realidade para qualquer empresa. Os ciberataques têm se tornado algo cada vez mais comum, e se prevenir deles é necessário para evitar prejuízos, como o vazamento de informações importantes, sejam elas corporativas ou dos clientes.
Para se proteger dos cibercrimes, existem duas soluções modernas capazes de detectar e agir contra eles, sendo imprescindíveis para a boa saúde das redes. O NOC e o SOC são ferramentas de alta tecnologia que funcionam prevendo e também agindo contra ataques feitos às redes.
O NOC, sigla em inglês para Centro de Operações de Rede, atua analisando falhas nos dispositivos de rede, isto é, em sua infraestrutura, que podem gerar possíveis portas de entrada para um ataque.
Já o SOC, sigla para Centro de Operação de Segurança, funciona detectando falhas de segurança na rede, através do monitoramento dos recursos voltados para isso e seus eventos, como firewalls, antivírus, antiDDoS e IPs.
Na prática, as duas tecnologias funcionam de maneira complementar. No entanto, podem ser custosas para empresas de pequeno porte. Isso se dá pelos custos de implantação envolvidos e a necessidade de uma equipe de TI especializada capaz de gerir todo o sistema de segurança. Para saber por qual optar, é necessário entender a diferença entre ambas.
O serviço de NOC pode ser capaz de realizar tarefas corriqueiras, como backup e atualização de licenças até executar scripts responsáveis por manter a segurança da rede e produzir relatórios para a equipe de TI. Seu caráter mais preventivo auxilia na previsão de falhas estruturais, como recursos faltantes para uma boa execução dos protocolos de segurança.
A especificidade do NOC é sua atuação voltada exclusivamente para as questões de infraestrutura de TI, como detecção de falhas em roteadores e gateways. É geralmente implantada em empresas que não possuem ou não podem ter tempo de inatividade em suas redes – caso de varejistas 24 horas, por exemplo. Seu foco é o bom desempenho e a eficiência.
O SOC, por sua vez, tem uma atuação muito mais voltada para as questões de sistema, com foco em monitoramento e ação. Ele detecta e age sobre as vulnerabilidades, como tentativas de invasão, softwares desatualizados e senhas alteradas.
É complementar ao NOC, ou seja, só é funcional quando há uma estrutura prévia capaz de detectar os problemas de infraestrutura. Caso contrário, será ineficiente. Sua equipe é mais especializada, dificilmente fazendo as funções de um NOC, por exemplo.
A monitorização constante é algo que está de acordo com a LGPD. O SOC tem essa função de agir rapidamente sobre um caso de vazamento de dados, inclusive colhendo informações que possam vir a fundamentar uma denúncia.
Essa resposta rápida deve, no entanto, vir acompanhada de uma melhoria contínua, pois as formas de ataque estão sempre se modificando. Ambas podem ser feitas de maneira remota, inclusive por equipes terceirizadas especializadas em segurança digital. E é o trabalho na área de análise e desenvolvimento de sistemas que está cada vez mais ocupado em achar soluções inteligentes para suprir essa necessidade constante de aprimoramento em segurança de dados.