Quais são as redes sociais mais usadas no mundo? Quem tem o maior número de usuários ativos mensais? Descubra quais são as tendências de mídia social para orientar sua estratégia dentro do marketing digital.
Neste artigo vamos explicar quais são as redes sociais mais usadas no mundo. Além disso, diremos quais serão as tendências que influenciarão a comunicação ao longo deste ano. Leia conosco e saiba mais, vamos lá!
Qual a importância das redes sociais em nosso cotidiano?
A natureza humana nos leva a ser socialmente ativos, algumas pessoas são mais, outras menos, mas poucas resistem ao fascínio de compartilhar suas fotos mais especiais e às vezes também um pouco do seu dia a dia.
Na verdade, as pessoas estão procurando maneiras diferentes de se conectar e as redes sociais são a resposta há alguns anos. Plataformas e aplicativos de redes sociais permitem que você crie e cultive relacionamentos sem nunca se encontrar pessoalmente.
Hoje as redes sociais são muito mais do que um canal de comunicação público, pois graças a elas as empresas conseguem chegar aos consumidores e criar um relacionamento com eles. Muitas das redes sociais mais populares são usadas hoje para atingir muitos objetivos de negócios.
As redes sociais podem ser definidas como serviços online que permitem a criação e implementação de redes sociais virtuais. Nada mais são do que sites e aplicativos que estimulam o compartilhamento de conteúdos textuais, imagens, vídeos e áudios para fazer os usuários interagirem entre si.
As redes sociais são gratuitas e orientadas para as pessoas, em vez de orientadas para os dados, como muitos motores de busca. Se há uma lição que muitas empresas aprenderam é a importância de estar presente online.
Redes sociais mais usadas no mundo
No relatório digital de 2021 (ano passado), foram analisados os cenários que incluem a internet e as plataformas sociais no mundo, os dados registraram 4,2 bilhões de usuários ativos nas mídias sociais, com uma penetração global de 53,6%.
O número de usuários ativos nas plataformas sociais cresceu + 13,2% entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022. Como resultado, a adoção de mídia social de mais de meio bilhão de novos usuários está crescendo.
Os dados mostram que no top 3 das redes sociais mais utilizadas estão, o Facebook na primeira posição, seguido pelo Instagram e WhastApp, e por fim o YouTube.
Um fato interessante é como o TikTok em 2021 subiu no ranking, ocupando o sétimo lugar entre os aplicativos móveis que registram o maior número de usuários ativos mensais. Assistimos a uma evolução contínua do tempo gasto diariamente nas redes sociais, a partir de 2020 de menos de duas horas por dia para uma média de cerca de 2 horas e 25 minutos por dia.
A análise atualizada em setembro de 2021 também mostra os motivos que levam os usuários a usar as mídias sociais. Entre os três primeiros motivos estão:
- Ficar por dentro das novidades e eventos;
- Encontrar conteúdo divertido e atrativo;
- Ocupar o tempo livre.
As redes sociais no Brasil
É inútil negar que 2020 não foi um ano em particular, a pandemia global teve um forte impacto em nossas vidas, nossos comportamentos e na forma como adotamos tecnologias. No Brasil existem aproximadamente 70 milhões de usuários ativos mensalmente. Em comparação com os dados de janeiro de 2020, há um crescimento de + 5,7% para as mídias sociais.
Os dados mostram que os brasileiros passam mais de 9 horas por dia conectados à internet e quase 5 horas por dia nas redes sociais.
No Brasil, 98% da população usa redes sociais a partir de dispositivos móveis, o cenário de mídia social no Brasil muda no lado do envolvimento, o número de pessoas que declaram ter participado ativamente de um diálogo online aumentou 4 pontos percentuais, chegando a 85% em 2020.
Mas quais são as plataformas de mídia social mais usadas?
Em primeiro lugar está o YouTube, seguido pelo Whatsapp, Facebook e Instagram. Como tem acontecido globalmente, também no Brasil o TikTok sobe no ranking e está posicionado fora do top 10. Os brasileiros também mostram grande apreço por ele e, portanto, pelo mundo da transmissão ao vivo.
Entre as mídias sociais mais usadas no Brasil estão, portanto:
- Facebook: 148 milhões de usuários ativos;
- Instagram: 122 milhões de usuários ativos;
- WhatsApp: 120 milhões de usuários ativos;
- YouTube: 98 milhões de usuários ativos.
Um fato interessante é como as redes sociais continuam entre os primeiros canais de pesquisa de uma marca. Para uma marca, estar presente e ativo nas mídias sociais em 2021 se tornou mais importante do que nunca. Gostou do nosso artigo de hoje sobre as redes sociais mais famosas no mundo? Leia também outros conteúdos aqui mesmo no site. Até a próxima!