O controle de entrada e saída de estoque é um dos pontos mais importantes para que a sua empresa obtenha resultados positivos, além de reduzir perdas, custos e garantir maior eficiência da sua equipe.
Neste artigo, você vai conhecer as principais características de um controle de mercadorias eficaz em empresas de pequeno, médio e grande portes, além de conferir um passo a passo para colocá-las em prática.
Vantagens de ter um bom controle de estoque
Um dos principais problemas em um e-commerce tem relação com o estoque e a entrega de produtos. Um dos principais benefícios em investir em ferramentas de controle de estoque é reduzir o índice de atrasos de mercadorias ou até mesmo o cancelamento de vendas por falta de produtos no estoque, já que a falta de controle pode gerar atrasos e perdas, prejudicando a confiança que o cliente tem com a sua marca.
Ao acompanhar indicadores de estoque, sua equipe é capaz de definir quando um produto pode ser comprado ou entregue, por exemplo, devido ao prazo de entrega do fornecedor, além da quantidade do produto em estoque, evitando a falta de mercadoria em sua empresa ou até o excesso deste produto na estocagem. E não acaba por aí, um controle de estoque eficaz também pode evitar o comprometimento do capital de giro, manter e melhorar a saúde financeira de seu negócio.
5 dicas de como deixar o controle de mercadorias mais eficiente
Um bom controle de mercadorias traz vantagens muito além do que ter um estoque bem organizado. Vamos apresentar abaixo 5 dicas simples que vão te ajudar na organização estrutural e financeira da sua empresa:
1- Estoque reduzido
Muitas vezes menos é mais, e essa frase combina muito bem quando se trata de estoques. Por mais que pareça importante, um estoque com uma grande quantidade de produtos pode gerar grandes prejuízos, como a ocupação de carga desnecessária e maiores chances de avaria ou perda de produtos.
É importante manter um controle de mercadorias para que o seu estoque e a sua equipe estejam preparados para atender todas as demandas no tempo certo, e evitar a falta de espaço e de produtos na rotina de trabalho.
Trabalhar com fichas de estoque é fundamental para entender quais itens têm maior saída e quais produtos são menos vendidos. Assim, você perceberá quais produtos e quais quantidades de cada um deles são necessários para o seu estoque.
2- Controle e período de compras
Depois de escolher os fornecedores e analisar os períodos de maior e menor demanda, chegou o momento de programar pedidos. É muito importante entender esse ponto para antecipar o fluxo de entregas e pedidos durante determinada temporada.
3- Período médio de estocagem
Um erro muito comum na gestão de estoque é focar apenas no lucro e deixar de lado a questão do período médio de estocagem. Se o produto A lucra mais que o produto B, a preferência seria o produto que dá mais lucro, não é verdade? Porém, nem sempre essa conta é positiva para a empresa, pois é necessário levar em consideração o tempo com que o produto é renovado. O gestor pode perceber que, apesar do produto A gerar mais lucro, ele possui menos rotatividade que o produto B, e perde o seu potencial de ganho.
4- Treinamento de funcionários
Um ponto fundamental em qualquer organização é realizar o treinamento de seus funcionários e investir em rodas de conversas periódicas, para que a sua equipe obtenha um conhecimento mais aprofundado sobre sua função e o controle das mercadorias. Treinar os colaboradores é investir na capacitação da sua marca como um todo, pois os funcionários de uma organização são um bem muito precioso e devem ser tratados como tal.
Ouça seus funcionários para entender quais problemas estão afetando o seu negócio. Com isso, os gestores podem gerar insights e realizar mudanças significativas dentro de sua empresa.
5- Ferramentas de controle de estoque
Ferramentas de controle de estoque são sistemas que automatizam os processos do setor e reúnem as informações de forma prática, tudo em um só lugar. Há inúmeros benefícios em investir em uma destas ferramentas, alguns dos principais são: reduzir falhas, otimizar o tempo e o orçamento, além de interligar todos os setores de sua organização.
Em uma ferramenta de controle, você encontra diferentes tipos de informações, como características de todos os produtos, a quantidade de cada um deles em estoque, o preço atual, o volume armazenado, entradas e saídas de produtos, giro de estoque, entre outras.
Além disso, ferramentas de controle de estoque otimizam serviços e aumentam a competitividade da sua marca frente à concorrência.
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