As pessoas estão constantemente querendo investir seu dinheiro para gerar mais renda. Por isso, alugar imóvel no AirBnb se tornou uma opção a considerar.
Contudo, muitas pessoas se perguntam se realmente vale a pena alugar imóvel no AirBnb.
Vamos analisar isso com calma nesse artigo.
Introdução
O mundo está em constante mudança e, com o uso da tecnologia, a maneira de gerar renda.
Podemos ver como grandes empresas como Amazon ou Ebay ano após ano estão ganhando terreno com a modalidade de comércio eletrônico; bem como a Uber, que veio revolucionar a maneira como as pessoas são transferidas para seus destinos, oferecendo um serviço mais confortável, seguro e de melhor qualidade, só para citar alguns exemplos.
A maneira de fornecer acomodação também passou por mudanças drásticas. Devido à alta demanda por lugares para ficar a trabalho, férias ou outras circunstâncias, surgiram opções, como o Airbnb, no qual os moradores de uma cidade têm a possibilidade de disponibilizar aos turistas um quarto ou um apartamento inteiro simplesmente registrando-se como anfitrião no aplicativo e pagando uma pequena porcentagem da transação para o site especializado em compartilhamento de casas.
Mas a dúvida que não quer calar, vale a pena alugar imóvel no AirBnb?
Vale a pena alugar imóvel no AirBnb?
A coisa mais atraente sobre receber hóspedes através do Airbnb é que ele permite que você conheça pessoas de outros estados ou países e aprenda um pouco sobre sua cultura e costumes, o que é muito enriquecedor.
E essa é a dinâmica da aplicação, oferecer espaços diferentes dos hotéis frios e tradicionais em lugares onde os inquilinos se sentem bem-vindos em casa e vivem a experiência de visitar a cidade de uma maneira mais genuína.
A verdade é que alugar imóvel no AirBnb não é uma tarefa fácil, pois envolve ter tempo para publicar o anúncio na plataforma com tudo o que isso implica: escrever uma descrição sobre o apartamento, regras de moradia, pontos de interesse próximos, fazer upload de fotografias dos quartos e da estadia…
Além de fornecer informações sobre o espaço a ser alugado e outros serviços ao cliente que exigem sua resposta imediata. E, claro, receber os visitantes quando eles chegarem à sua propriedade.
Deve-se notar que você pode atribuir essas tarefas a terceiros, o que pode gerar despesas de comissão.
Mas é lucrativo?
A primeira coisa que você deve saber é que o retorno dos lucros que você obtém dependerá em grande parte da cidade e da área em que a propriedade está localizada.
Um lugar perto das estradas principais, em um bairro seguro que rodeia áreas turísticas interessantes, sempre será mais bem-sucedido.
Uma das razões pelas quais muitos apostaram nessa maneira de fazer negócios é porque podem ganhar mais renda do que teriam se o espaço fosse alugado de maneira convencional, já que as taxas por noite ou semana acabam sendo mais altas em comparação com o custo por dia em um aluguel mensal.
É importante esclarecer que, para visualizar esses ganhos, o apartamento deve ser reservado por um número considerável de noites, caso contrário, será contraproducente.
No entanto, como em quase todas as empresas, há sempre um risco. Existe a possibilidade, embora mínima, de que você tenha más experiências com inquilinos que descuidadamente, ou às vezes intencionalmente, violam as regras e danificam a casa.
Embora o Airbnb ofereça seguro de proteção, ele nem sempre cobre tudo completamente, então você terá que gastar parte do seu dinheiro na manutenção do local.
Em suma, o Airbnb é uma excelente opção para se aventurar no mundo das acomodações e obter melhores dividendos para alugar seu apartamento, mas isso só é possível se você estiver disposto a dedicar parte do seu tempo a essa atividade para oferecer um serviço melhor e, assim, obter a recomendação de seus clientes e obter mais reservas para sua propriedade.
Vantagens de oferecer sua propriedade no Airbnb
- Rentabilidade a curto prazo.
- A qualquer momento, você pode remover sua propriedade da lista e até mesmo vendê-la sem ter que esperar pelas rescisões do contrato.
- Eles são responsáveis por cobrar por você, ao contrário de uma renda tradicional, onde isso às vezes pode ser uma dor de cabeça.
- Você não precisa promover sua propriedade.
- Você pode até oferecer serviços adicionais, como passeios pela sua cidade ou serviço de transporte, o que aumentará sua lucratividade.
Desvantagens de oferecer sua propriedade no Airbnb
- Você depende da sazonalidade.
- Se a sua propriedade estiver danificada, não será tão fácil receber uma compensação por ela.
- Você precisa ter tempo para ficar de olho nos inquilinos ou contratar alguém para fazer isso por você.
- Classificações negativas podem afundar sua propriedade.
Conclusão
É fundamental que você estude a forma como você irá aplicar o AirBnb. Isso já começa na hora de comprar um imóvel.
A região litorânea de Santa Catarina está recebendo cada vez mais turistas. Apostar nesse mercado pode ser uma boa ideia.