O cuidado constante com os pés garante a sua saúde ideal. As técnicas pelas quais você pode cuidar de seus pés, para mantê-los na melhor forma possível, são muito simples de implementar. Aqui estão 3 recomendações inspiradas a esse respeito:
1. Esfoliar a pele dos pés
A esfoliação é o processo pelo qual a pele morta do rosto e do corpo é removida, para uma aparência saudável e suave da pele
Recomenda-se que a esfoliação dos pés seja introduzida no máximo 1-2 vezes na rotina semanal de cuidados com a pele, para que a pele se acalme entre as sessões, principalmente se você enfrentar pele seca ou sensível nos pés.
Se você tem pele oleosa, pode esfoliar com mais frequência, mas é recomendável ler atentamente as instruções no rótulo de qualquer produto esfoliante, usando suavemente na pele qualquer solução para esfoliação mecânica: escova esfoliante, esponjas esfoliantes, luvas esfoliantes, etc.
Esfoliar os pés leva cerca de 3 minutos, quando você usa esfoliantes manuais, como os que mencionei um pouco antes. No entanto, esse tempo pode variar dependendo da quantidade de pele morta a ser retirada ou do tamanho do pé.
Os esfoliantes químicos para a pele dos pés podem ser usados com mais frequência, pois não envolvem uma ação abrasiva na pele, mas uma dissolução das células mortas. Alguns produtos desta categoria requerem lavagem após a aplicação, enquanto outros podem ser deixados a atuar na pele dos pés durante toda a noite.
2. Hidrate a pele dos pés
Um creme hidratante para os pés é um produto recomendado para uso diário na rotina de cuidados com a pele, principalmente para peles muito secas e ásperas.
Esta solução de hidratação dos pés pode apoiar simultaneamente a restauração da barreira protetora da pele, quando o produto contém ingredientes ativos como as ceramidas. O creme hidratante para os pés deve penetrar rapidamente na pele, melhorar sua textura e não conter perfume, parabenos ou sabão, para não causar irritação.
Um creme hidratante para os pés também pode ter um caráter esfoliante, devido à sua fórmula elaborada com dermatologistas. Para poder hidratar adequadamente a pele dos pés, dependendo da sua especificidade, consulte um dermatologista.
3. Estimulação da circulação nas pernas
Para ter uma boa circulação sanguínea nos vasos e artérias ao nível das pernas, pode pôr em prática muitas dicas, simples de fazer no seu tempo livre. aqui estão alguns exemplos:
Caminhada
Este tipo de movimento é uma recomendação prioritária para estimular a circulação nas pernas. Até 5 minutos de caminhada diária são essenciais nesse sentido. Aumente gradualmente o tempo e a velocidade de caminhada à medida que o corpo ganha resistência ao esforço. É importante escolher o melhor tênis com saltos fechados, pois garante que seus pés não fiquem doendo por conta de solos irregulares (com pedras ou buracos).
Yoga para a saúde dos pés
Exercícios de ioga podem melhorar a circulação sanguínea nas pernas. Outros efeitos benéficos deste tipo de atividade incluem: baixar a pressão arterial e melhorar a flexibilidade.
As posições de ioga variam de leve a intensa. Yoga para a saúde dos pés também é recomendado quando:
- Você está grávida
- Você está enfrentando diabetes.
Usar meias de compressão
As meias de compressão podem melhorar a dinâmica do fluxo sanguíneo para as pernas, enquanto ajudam a reduzir o inchaço e aliviar a dor local.
As meias de compressão também podem ser recomendadas para pessoas com varizes e insuficiência venosa, ou para pacientes que foram submetidos recentemente a uma cirurgia para prevenir coágulos sanguíneos.
Esses produtos também proporcionam conforto aos membros inferiores quando você tem um trabalho que envolve ficar em pé durante boa parte do horário de trabalho. Assim, as meias de compressão são tão práticas quanto confortáveis.
Os níveis de compressão variam de produto para produto. Para escolher a melhor solução para as suas necessidades, recomendamos que consulte um especialista.
Aqui estão 3 dicas inspiradoras para a saúde dos seus pés. Simples de colocar em prática, permite um nível muito mais elevado de bem-estar. Discuta com o especialista quais outras opções estão disponíveis para o cuidado adequado dos pés, com um mínimo de esforço.