O relógio é um acessório cada vez mais procurado por quem quer estilo e praticidade no dia a dia. Sejam relógios minimalistas ou extravagantes, eles devem se adequar ao estilo do usuário, assim como promover o conforto necessário. Afinal, de nada adianta ter uma peça bonita, mas que não condiz com sua personalidade ou fique incomodando no dia a dia, certo?
Contudo, além da caixa em si, as pulseiras são fundamentais para compor o visual do relógio, impactando positiva ou negativamente, dependendo do modelo. A boa notícia é que existem diversos tipos de pulseiras de relógio masculino disponíveis no mercado, encaixando-se nos mais diferentes estilos e necessidades. No entanto, justamente por essa grande variedade, é comum ficar perdido na hora de escolher o ideal.
Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar quais são os principais tipos de pulseira de relógio para te ajudar. Vamos lá?
Quais são os modelos de pulseiras de relógio?
A pulseira de relógio não tem apenas função estética, visto que é ela a responsável por garantir que o acessório fique preso ao pulso de forma confortável e segura. Existem diversos tipos de pulseiras para comprar, feitas com os mais diferentes materiais, cores e estampas. Confira abaixo quais são as principais:
Pulseira de borracha ou silicone
As pulseiras de borracha ou silicone são as mais indicadas para quem gosta de praticar esportes junto do relógio, seja para cronometrar o tempo, conferir quantos minutos já foram realizados de atividade, etc. Isso porque, esse modelo pode entrar em contato com a água e suor sem danificar, sendo mais resistente para enfrentar situações atípicas. Além disso, ainda que o ideal seja que a caixa não sofra nenhum impacto, a pulseira também é resistente contra esse tipo de acidente.
Um ponto muito importante é que a pulseira de borracha ou silicone não causa alergia, pois dependendo do material, quando entra em contato com o suor pode causar irritações na pele.
Vale lembrar ainda que, a pulseira de borracha e silicone não são a mesma coisa. A primeira é bem resistente, mas a de silicone é mais confortável e se adapta melhor ao pulso. Justamente por isso, cada vez mais, as pessoas optam por esse material quando querem praticar esportes com o acessório no pulso.
Pulseira de couro
O couro é um material usado há milhares de anos, principalmente por sua resistência. No entanto, mais do que isso, ele é esteticamente bonito e muito confortável. Não à toa, os melhores sofás, jaquetas e muitos outros itens são feitos com esse item, certo? Quando falamos em pulseira de relógio de couro, ela pode ser usada em diferentes situações. Contudo, é muito indicada para ocasiões formais, como trabalho ou eventos especiais, como um casamento, por exemplo. Isso porque, ela promove elegância ao visual, sem chamar muita atenção para a peça.
Contudo, é importante lembrar que, por mais que seja um material resistente, deve-se ficar atento, pois não é indicado que entre em contato com perfume, água, suor ou fique exposto ao sol diretamente. Ou seja, se quer ir para a praia, praticar esportes ou costuma usar perfume no pulso, evite usar o relógio com pulseira de couro.
Além disso, uma boa dica para garantir sua durabilidade é passar produtos hidratantes de couro periodicamente.
Pulseira de aço
Por fim, a pulseira de aço é outra opção bastante resistente e uma das mais duráveis. Isso porque, o material aguenta muito bem as variações de temperatura, além de poder entrar em contato com perfume e outros produtos químicos, como os de limpeza, por exemplo. Inclusive, não apresenta nenhum tipo de problema quando entra em contato com a água ou suor.
Por essas características, ela pode ser usada em diferentes momentos do dia, até mesmo durante a prática de esporte. Contudo, é importante lembrar que o aço é mais pesado e, por isso, não fica tão confortável no pulso. Mas, se você não sente nenhum incômodo, basta continuar utilizando a pulseira, sem problemas.
Sendo assim, a pulseira de relógio de aço é uma alternativa mais neutra e combina com tudo, desde um passeio simples no shopping, até uma festa de aniversário ou dia a dia no trabalho.
Quando trocar a pulseira de relógio?
Com o tempo, é comum que a pulseira fique com sinais de uso, como rachadinhos, esfarelar ou até mesmo quebrar. Sendo assim, é importante realizar a troca, pois se demorar muito pode acabar perdendo o relógio sem perceber. Mas, lembre-se de manter os cuidados no dia a dia, a fim de garantir maior durabilidade da peça e não precisar gastar dinheiro sem necessidade.
Então, agora que você conhece os principais tipos de pulseiras de relógio e suas características, já pode escolher qual mais se encaixa em suas necessidades e preferências. Nada impede você de adquirir uma de cada, desde que elas combinem também com a caixa do acessório.