Você já parou para pensar do que é feito o cartão de crédito? Você sabe explicar como aquele pedaço de plástico pode substituir as notas de dinheiro? E como os dados da compra são enviados e confirmados, você já se perguntou sobre isso?
Para responder essas e outras dúvidas sobre o cartão de crédito, escrevemos esse artigo para você. Confira a leitura até o final!
Do que é feito o cartão de crédito?
Para a fabricação e o funcionamento do cartão de crédito físico existem dois elementos essenciais, o plástico e o chip. Leia a explicação abaixo sobre eles.
Cartão plástico
Os cartões de crédito são feitos de acetato de policloreto de vinila, um plástico mais conhecido como PVCA ou PVC. O processo de fabricação começa com a impressão na frente e no verso do logo do banco, da bandeira do cartão e com os dados individuais em uma enorme placa de PVC. Depois, é feito o corte de cada cartão em uma máquina e a marcação do espaço do chip.
Chip do cartão de crédito
O chip do cartão de crédito é tão pequenino que pode parecer algo pouco resistente, mas é um metal envolvido por componentes eletrônicos e tecnológicos. Na parte de baixo, é ele o responsável em manter a segurança do cartão. Além disso, tem os módulos de memória que podem ser ROM, RAM, EEPROM ou PROM.
Para que serve o chip do cartão de crédito?
A função do chip é conectar as informações do cartão de crédito ao processador da maquininha no momento da compra. Ele emite um sinal com frequência entre 3.57 MHz e 4.2 MHz, que faz a comunicação entre o cartão e a máquina quando o pagamento é feito.
Nesse momento, o chip verifica o tipo de transação (débito ou crédito), se o estabelecimento está registrado e o valor da compra. Posteriormente, envia todos os dados para o terminal conectado, que faz a autorização e solicita a senha do cartão para confirmar a operação. Todo esse processo acontece em pouquíssimo tempo e é o que garante a sua segurança na compra.
Cartão de crédito físico x virtual: qual é a diferença?
O cartão físico é o material, aquele que é feito com plástico, que tem o chip e você carrega na sua carteira. Inclusive, é chamado popularmente de “dinheiro de plástico”. Já o cartão virtual é uma cópia digital do seu cartão físico, mas com número e validade diferentes.
Para obtê-lo e usá-lo em compras online, é simples: acesse o aplicativo do seu banco e crie o cartão virtual no momento da compra. Quando a transação for concluída, o número gerado perderá a validade. Essa é uma das maneiras mais seguras de utilizar o cartão e não correr o risco de ser clonado.
Para compras em lojas físicas, o processo é diferente. Nesse caso, você precisa de uma carteira digital, que pode ser: Apple Pay, Google Pay, Mercado Pago, AME, PicPay, entre outros.
Baixe um desses aplicativos no seu celular e cadastre o seu cartão de crédito e/ou débito. Você paga por aproximação ou leitura do QRcode na máquina. Portanto, além de colaborar com o planeta a diminuir a produção de mais plásticos e lixo não biodegradável, o cartão de crédito virtual é muito mais seguro e garante a proteção dos seus dados nas compras físicas e online!