Conheça mais sobre o game e seu inusitado personagem principal
Os jogos ambientados no futuro com estética cyberpunk estão ganhando cada vez mais espaço no mundo dos games. Com um mercado liderado pelo lançamento de Cyberpunk 2077, agora chega a vez de Stray, um jogo ambientado em um futuro distante, onde todos os habitantes são robôs humanoides e o jogador assume o papel de um poderoso, ágil e imbatível gato de rua.
Um gato: é isso mesmo?
A história de Stray gira em torno de um gatinho de rua abandonado, inclusive o personagem não possui um apelido, pois nunca teve um dono para escolher um nome fofinho para ele. O objetivo é desbravar a cidade através dos olhos do gato, para encontrar uma família e, ao longo do percurso, descobrir e entender mais sobre aquele ambiente, que é tão diferente para nós.
Além da descoberta e exploração do local, o jogo também é composto por perigos. Entre eles, estão os temíveis Zurks, robôs do esgoto parecidos com carrapatos. O jogador também deve evitar ciborgues que não são amistosos ou que tentam capturar o protagonista.
Durante o jogo, é comum que vários questionamentos surjam ao jogador. “O que aconteceu com os humanos?” “De onde vêm todos esses robôs?” As respostas são encontradas explorando o ambiente com o gato e com seu companheiro, um robozinho que vira mochila, chamado B-12, cuja função é se comunicar com outros robôs, ajudar o gato a ler tudo o que estiver escrito pelo ambiente, servir como alerta, lanterna e até inventário para guardar itens preciosos ao longo da jornada.
Como é a mecânica do jogo?
A mecânica em torno de Stray é muito simples: o jogador é um gato e deve se comportar como o bichano durante toda a gameplay. A história é avançada por fases de mundo “semiaberto”, e, para passar de uma fase para a próxima, o jogador deve desvendar uma série de puzzles e superar obstáculos com apenas as habilidades de um gato, ou seja, correr, escalar, se esconder e miar. É possível até mesmo tirar um cochilo ou afiar as garras em um velho sofá.
História e curiosidades
O visual do gatinho protagonista foi inspirado em Murtaugh, um gato de rua que foi adotado pelos fundadores do estúdio desenvolvedor do game, BlueTwelve. Mas ele não é o único: outros gatos de membros da equipe de desenvolvimento foram utilizados como modelos de inspiração para a captura de movimentos e comportamentos. Um deles até trabalhou como dublador para os miados do protagonista.
Vale ressaltar que, no Reino Unido e nos Estados Unidos, o jogo foi lançado em parceria com uma campanha para levantar fundos e doações para organizações e abrigos de proteção para gatos de rua, com o objetivo de levar um lar a esses bichinhos.
Data de lançamento
Stray tinha seu lançamento previsto para 2021, mas, devido a atrasos relativos à pandemia, sua data foi adiada para 19 de julho de 2022. O jogo foi um dos mais aguardados do ano e foi o mais incluído nas listas de desejo da plataforma Steam em 2021 e no início de 2022. Sua história pode ser concluída em aproximadamente oito horas de jogo, sem contar as missões secundárias. Como a gameplay pode ser bem extensa, é ideal que o jogador se acomode em uma boa cadeira gamer, com seus snacks favoritos, para viajar nessa história pelos olhos do gatinho laranja mais aguardado dos gamers.