Os juros de financiamento ainda são temas que causam dúvidas em muita gente. Afinal, o que eles são? Como calcular? E será que é possível reduzir?
Isto é, mesmo após a assinatura do contrato, fica a dúvida sobre a possibilidade de reduzir as taxas de juros de um financiamento. Para quem tem o sonho de comprar um imóvel, saber se isso é possível é ainda mais relevante.
Sendo assim, uma boa forma de começar a planejar é entender se já existem formas de redução. E para te ajudar, separamos um conteúdo completo. Continue a leitura e entenda como fazer!
Juros de financiamento: o que é?
Uma das maiores preocupações entre quem comprará um imóvel são as taxas de juros de financiamento. Mas o que elas são exatamente?
Em resumo, o financiamento nada mais é do que pegar emprestado um determinado valor de uma instituição financeira. Assim, bancos ou financiadoras oferecem esse valor para que você tome emprestado para financiar algo.
No entanto, como compensação pelo empréstimo, é necessário pagar uma taxa de juros estabelecida pelo número de parcelas determinado.
Dessa maneira, você pode pagar o valor total de um imóvel, por exemplo, e pagar o financiamento, acrescido dos juros, gradualmente.
E como funcionam?
Diferente de um empréstimo convencional, o valor recebido no financiamento é destinado para um fim específico. Exemplo disso, como já citamos, é o financiamento de imóveis, destinado para a compra de uma casa ou apartamento.
De modo geral, os juros de um financiamento funcionam como qualquer outro. Ao conceder crédito ao cliente, o credor – geralmente bancos e instituições financeiras – cobram taxas para compensar os riscos do investimento.
Além disso, os juros são usados para cobrir custos de operações ou a inflação no período em que as parcelas são pagas.
Juros de financiamento: como calcular?
Agora que você já sabe o que são os juros de financiamento e como funcionam, o próximo passo é saber como calcular.
Apesar de parecer mais complexo, as contas para descobrir a taxa de juros de um financiamento são mais simples do que parecem. Isso porque muitas ferramentas podem ajudar você nesse cálculo.
Exemplo disso é a possibilidade de realizar o cálculo por meio da calculadora de juros de financiamento na internet. Uma delas, por exemplo, é a Calculadora do Cidadão, disponível no site do Banco Central.
Dessa maneira, basta selecionar a opção “financiamento com prestações fixas”. Informar o número de parcelas, o valor da prestação e o valor financiado.
Em seguida, a calculadora irá indicar qual é a taxa de juros mensal que você paga pelo seu financiamento.
Como avaliar uma taxa de juros?
Não basta apenas saber como calcular juros de financiamento. O ideal é saber se uma taxa é realmente boa para você. E como fazer isso?
Basicamente, uma taxa de juros ideal é aquela que você pode pagar sem que isso comprometa seu orçamento. Ou seja, os fatores que fazem uma taxa ser positiva ou não para alguém variam de pessoa para pessoa.
Isso porque cada um possui um limite de quanto pode investir mensalmente para pagar as parcelas do financiamento. No entanto, você também precisa avaliar se a taxa está nos padrões de mercado.
E um bom parâmetro para isso é o relatório de juros do Banco Central. Nele, você consulta as taxas de juros de todos os bancos e pode avaliar se a taxa do seu financiamento está acima ou abaixo do padrão praticado no mercado.
Juros de financiamento: como reduzir?
Por fim, mas não menos importante, outro ponto que você precisa saber é como economizar ao reduzir os juros de financiamento. Apesar de nem todos saberem, é possível reduzir o valor do seu financiamento de imóvel.
E isso pode ser feito tanto antes de assinar o contrato quanto após o início do pagamento das parcelas. Mas como fazer isso? Confira algumas dicas a seguir!
Uma boa entrada
Primeiramente, uma das melhores formas de reduzir juros de financiamento é dar um bom valor de entrada. Com uma oferta maior no início, é possível reduzir o valor das parcelas e, consequentemente, a taxa de juros.
Isso vale tanto para o financiamento de imóveis quanto para o financiamento de veículos. Na prática, acontece porque as instituições financeiras enxergam o cliente como bom pagador, com menos riscos para o financiamento.
Revisão contratual
Para quem já tem um contrato de financiamento e não consegue lidar com as prestações, solicitar a revisão contratual é uma boa alternativa.
É comum encontrar contratos com condições e cláusulas abusivas, com taxas e juros ilegais. Sendo assim, peça a revisão do contrato para as cláusulas serem reavaliadas.
Amortização de juros
Outra dica para quem deseja reduzir as taxas de juros é realizar a amortização. Em resumo, a prática consiste no pagamento gradual do financiamento, ou parcial, de um valor maior.
Assim, ao adiantar algumas parcelas antecipadamente, você consegue reduzir os valores pagos no seu financiamento.
Dessa maneira, é possível também reduzir ou mesmo eliminar os juros. Com isso, essa opção é uma boa alternativa para quem pode arcar com um valor maior do que o estabelecido para as parcelas.
Pesquise bastante
Por fim, mas não menos importante, outra dica para quem busca por formas de reduzir os juros de financiamento é pesquisar bastante.
Isto é, não contrate o primeiro financiamento oferecido para você. Busque por opções em diferentes bancos e financiadoras. Dessa forma, sua chance de encontrar condições melhores para contratar é maior.
Além disso, faça simulações para consultar condições e opções de crédito. Muitas financiadoras disponibilizam ferramentas de simulação de crédito pela internet.
Conclusão
Com essas dicas você pode economizar nos juros de financiamento e encontrar melhores condições para adquirir seu novo imóvel.
Assim, ao pesquisar pelas opções de crédito ou renegociar seu contrato, o financiamento é muito mais barato. Além disso, com a amortização, os juros podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados.