Abrir uma conta PJ é uma estratégia interessante para facilitar o planejamento financeiro dos microempreendimentos individuais, principalmente no que se refere à obtenção de empréstimo para MEI. Afinal, as linhas de crédito específicas para essa categoria empresarial são mais facilmente adquiridas quando o empreendedor já tem a sua conta jurídica aberta.
Confira agora as vantagens do empréstimo MEI e como a conta PJ auxilia na contratação dessa modalidade financeira!
Como funciona o empréstimo para MEI?
O empréstimo para MEI é uma linha de crédito exclusiva para microempreendedores individuais, conhecida pelas suas condições de pagamento mais acessíveis. Considerando o menor potencial de risco da operação financeira, as instituições credoras disponibilizam valores de juros e possibilidades de parcelamento muito mais vantajosas do que as oferecidas em uma modalidade de empréstimo pessoal.
Além disso, as etapas para aquisição do crédito costumam ser menos burocráticas, uma vez que os credores possuem processos internos simplificados para concessão de crédito a esta categoria de empreendimento. Para fazer a contratação deste tipo específico de crédito, o MEI precisa estar com seu CNPJ ativo e sem pendências regulatórias.
Além disso, para elaborar a proposta de empréstimo, os credores também conferem informações específicas sobre o empreendimento, como faturamento anual e histórico de pagamento de dívidas.
Conta PJ ajuda a conseguir empréstimo para MEI?
Sim, ter conta PJ na própria empresa credora facilita a contratação de linhas de crédito. Afinal, ser correntista é justamente um dos requerimentos exigidos pela maioria das instituições.
Além disso, o MEI passa aos bancos e fintechs uma postura confiante em relação à seriedade de sua organização financeira, contribuindo positivamente para a análise de perfil do empreendimento.
Nesse contexto, a etapa de análise de crédito torna-se assertiva também por conta da separação prévia das finanças empresariais e pessoais. Dessa forma, as instituições conseguem investigar mais facilmente o histórico de movimentações financeiras.
Deve-se ressaltar também que, já sendo cliente, o MEI pode utilizar os próprios aplicativos bancários para acessar as possibilidades de empréstimo. Após ponderar sobre as melhores opções, é possível efetuar a solicitação de empréstimo diretamente pelo app, de forma prática e rápida.
Por que pedir empréstimo para MEI?
Adquirir linhas de créditos é algo que contribui com várias funções no contexto do crescimento econômico dos empreendimentos, seja para o socorro emergencial ou para a ampliação da competitividade no mercado. Confira agora algumas das possíveis utilizações do empréstimo MEI:
- Aquisição de capital de giro suficiente para manter o funcionamento da empresa até que os lucros comecem a surgir
- Contratação de consultorias específicas para resolução de problemas produtivos
- Investimento em equipamentos diversificados, de forma a aumentar a produtividade e ampliar o leque de mercadorias e serviços oferecidos
- Reparos e manutenção de máquinas com defeito
- Reformas e adequações de infraestrutura para ampliar o espaço disponível
- Compra de materiais ou insumos específicos que possam garantir produtos melhores e mais competitivos
- Implantação de softwares de gerenciamento empresarial para garantir mais efetiva interconexão de dados entre todos os setores do empreendimento
- Restabelecimento financeiro em situações de imprevistos ou crises econômicas.
Vale lembrar que, em hipótese alguma, o MEI pode utilizar os valores adquiridos para uso pessoal. Para evitar quaisquer tentativas neste sentido, os credores normalmente solicitam que o empreendedor defina a finalidade do dinheiro antes de recebê-lo.
Assim, recomenda-se que o MEI elabore um documento com a descrição do objetivo do empréstimo. Se for o caso, é possível incluir alguns orçamentos prévios de máquinas ou serviços para os quais o dinheiro será utilizado.
Para aproveitar as condições acessíveis de linhas de crédito, é preciso que o microempreendedor mantenha-se sempre organizado. Portanto, lembre-se de fazer um bom planejamento e manter seus compromissos financeiros em dia!