Se você acabou de começar a sua vida financeira ou está em busca da sua independência, é bem provável que tenha algumas dúvidas.
Diante disso, obter algumas dicas de como se organizar financeiramente acaba sendo uma grande ajuda. É isso que iremos fazer neste artigo!
Melhores dicas de como se organizar financeiramente
Existem algumas dicas bem práticas de como organizar a sua vida financeira. Mas, dentre algumas das mais eficazes, podemos mencionar as seguintes:
1. Adote uma planilha financeira
A melhor maneira de começar a ter uma melhor organização financeira com certeza é criando uma planilha, onde você consegue ter um melhor controle dos seus gastos.
Não há como contar apenas com a sua memória para lembrar de todas as contas. Isso apenas vai fazer com que você se surpreenda com algum boleto ao final do mês.
Sendo assim, a nossa dica é que você anote todos os seus gastos e demais compromissos financeiros para evitar problemas como esses.
Quanto a isso, saiba que existem diversos modelos prontos na internet do qual você pode tomar como base para poder criar a sua própria planilha.
2. Planeje gastos
A partir do momento que você planeja os seus gastos, você exclui a possibilidade de se deparar com um gasto que não estava esperando.
Inclusive, essa é uma dica que complementa a anterior, haja vista que você pode colocar todo o planejamento de gastos na planilha.
Aqui, você pode se preparar com certa antecedência para todos aqueles boletos que possuem um valor mais elevado, mas que não aparecem todos mês, como é o caso do IPVA, IPTU, seguro do carro etc.
Mas, para que esse gasto não faça você se apertar, a nossa dica é gastar sempre um pouco menos, para ter uma reserva para esses gastos.
3. Renegocie dívidas
Outra dica para voltar a ter a sua autonomia financeira é renegociar as suas dívidas. Nesse sentido, você pode usar o aplicativo para aumentar score serasa, haja vista que ele é capaz de mostrar alternativas para quitar todas as suas dívidas.
Por mais que não tenha como pagar todas as suas dívidas, procure ao menos renegociar aquelas que possuem uma taxa de juros maior.
Inclusive, tenha em mente que é possível renegociar as suas dívidas direto com o credor ou mesmo buscar intermediários, como é o caso da Serasa.
Por meio da plataforma “Serasa Limpa Nome”, você consegue ter acesso a descontos em sua dívida, sendo que às vezes pode até chegar a 90% do total.
4. Tenha uma reserva
Por menor que seja o seu salário, procure sempre guardar uma parte dele, até mesmo para que tenha uma reserva, sempre que for preciso.
Ainda que a princípio consiga criar uma reserva de emergência que não seja tão elevada, à medida que o tempo passar o valor irá aumentar.
Por consequência, irá reduzir as chances de ter que pedir algum empréstimo emergencial, o que exclui a necessidade de pagar juros.
Segundo alguns especialistas, o mais adequado é que você aguarde ao menos 5% do seu salário todos os meses.
Caso seja possível, aumente para 10% no mês. Ao fazer isso, você terá mais de um mês de salário guardado dentro do período de um ano.
Inclusive, dentro desse cenário, pode aproveitar e colocar o seu dinheiro para render.
5. Saiba economizar
Para poder começar a poupar dinheiro, saiba que será necessário reorganizar alguns hábitos financeiros. Ainda que acredite que não exista nenhum gasto que possa cortar, saiba que está errado.
Pequenas atitudes no dia a dia fazem uma grande diferença. Dentre algumas das nossas dicas, estão:
- Economize gás e energia;
- Cozinhe mais em casa;
- Leve marmita para o trabalho;
- Revise as suas assinaturas de serviços de streaming etc.