Quando o semestre letivo se inicia, os professores precisam aprender a planejar o primeiro dia de aula. O retorno dos alunos deve ser agradável, receptivo e estimular a interação da turma.
O primeiro dia de aula é sempre pura alegria. Os estudantes chegam animados na sala de aula, com novos materiais escolares e vontade de matar a saudade dos colegas. No entanto, é necessário controlar os ânimos da turma para que as primeiras atividades possam ser desenvolvidas.
Logo no primeiro dia de aula, o educador deve focar no desenvolvimento de competências socioemocionais, assim como determina a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Contudo, é possível seguir o documento e tornar o momento de reencontro dos estudantes divertido.
Dicas de como planejar o primeiro dia de aula
Separamos algumas dicas sobre o que fazer com os alunos no primeiro dia de aula. Acompanhe:
1 – Decore a sala de aula
Essa dica vale, sobretudo, para as turmas de educação infantil e ensino fundamental I. Antes de receber as crianças, tenha o cuidado de criar um painel bem bonito para enfeitar a parede. Além disso, a porta da classe também pode ganhar uma decoração especial e temática, com enfeites de EVA.
2 – Faça uma apresentação
Você está fazendo o primeiro contato com uma turma de alunos? Então, prepare uma apresentação pessoal. Diga o seu nome e a disciplina que será lecionada. Além disso, fale um pouco sobre os temas que serão estudados ao longo do semestre e como serão as avaliações.
3 – Promova uma dinâmica
As dinâmicas para sala de aula são sempre uma boa ideia, especialmente quando se trata do primeiro dia de aula. Se a turma ainda não se conhece, vale a pena promover uma atividade que estimule a apresentação de cada aluno.
Trabalhar com dinâmicas na escola é recomendado para diminuir a monotonia, facilitar a socialização dos estudantes e estimular o senso de colaboração.
No caso do retorno das férias de julho, a dica é promover uma atividade que promova o compartilhamento de experiências vivenciadas durante o período de recesso.
Existem várias dinâmicas divertidas e interessantes que podem ser realizadas no primeiro dia de aula, como é o caso da cápsula do tempo.
Nesta atividade, os alunos escrevem em um pedaço de papel o que esperam alcançar ao final do ano letivo. Em seguida, esses papéis são dobrados e colocados dentro de uma caixa de sapato.
No último dia de aula, o professor pode promover uma pequena festinha na sala para abrir a cápsula do tempo com a turma. Assim, será possível verificar se as metas traçadas foram atingidas ou não.
3 – Ajude os novos alunos
Para novos alunos, o primeiro dia de aula é sempre uma situação complicada. Em geral, eles sofrem com insegurança, timidez e medo do desconhecido. Desse modo, cabe ao professor facilitar a integração da criança com os outros estudantes.
4 – Tour pela escola
A escola é uma novidade para a maioria dos alunos da turma? Então, vale a pena aproveitar o primeiro dia de aula para promover um tour pela instituição.
O professor deve organizar os alunos em fila e levá-los para conhecer os principais espaços da escola, como biblioteca, quadra, sala de jogos, jardim, horta, entre outras áreas.
5 – Aplique uma atividade diagnóstica
Depois da recepção e da dinâmica, pode sobrar tempo para uma avaliação diagnóstica. O objetivo dessa atividade é verificar os conhecimentos adquiridos na série anterior.
Após corrigir a atividade diagnóstica, o professor tem condições de planejar suas intervenções de forma mais assertiva. Quando a maioria da turma apresenta dificuldades em um determinado aspecto, por exemplo, uma revisão pode ser realizada antes de dar início ao conteúdo do plano pedagógico.
No primeiro dia de aula, a atividade diagnóstica pode ser contextualizada. Considere, por exemplo, uma professora que deseja avaliar as habilidades de escrita e alfabetização dos alunos. Para checar essa competência, ela pode pedir para que as crianças escrevam uma redação sobre o que fizeram nas férias.
6 – Entregue uma lembrancinha
É muito comum entregar uma lembrancinha no primeiro dia de aula, especialmente na educação infantil. Esse “mimo” faz com que cada aluno se sinta especial e com vontade de frequentar as aulas.
Existem muitas ideias de lembranças, que são baratas e fáceis de fazer. Na lista de opções, vale destacar: marca-página, pirulito, porta-bombons e ponteira de lápis.
Em suma, as lembrancinhas comestíveis são bem aceitas pelas crianças, assim como os itens personalizados que podem fazer parte do dia a dia escolar.
Conclusão
Por fim, o primeiro dia de aula é sempre uma ocasião aguardada com ansiedade pelos alunos. Cabe ao professor criar momentos agradáveis de interação e aproveitar a oportunidade para conhecer a turma.
Agora você já sabe o que fazer no primeiro dia de aula com os alunos. Então, coloque as dicas em prática e favoreça o convívio coletivo das crianças na escola.