As redes são sinônimo de relaxamento, trazendo lembranças de praia, dias tranquilos, natureza e frescor. No entanto, sabemos que nem sempre o imóvel escolhido junto à imobiliária está localizado em um paraíso, mas nem por isso você precisa deixar de usar a rede na decoração. Existem diferentes formas de fazer isso e em todas elas o resultado será excelente. Contudo, sabemos que não é um item comum na decoração, o que pode gerar algumas dúvidas nas pessoas. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para dar 8 dicas de como usar rede de descanso na decoração. Vamos lá?
1. Considere o tamanho
Existem diferentes tipos de redes de descanso que podem ser usadas nos ambientes, com estilo vintage, clean, boho chic, etc. Contudo, é importante saber o tamanho do espaço em que ela será instalada, a fim de garantir a melhor escolha. Existe um cálculo para descobrir o tamanho ideal, sendo que a recomendação é que os ganchos fiquem a 1,70m de distância, em linha reta. Mas, se precisar colocar os ganchos em alturas diferentes, deve-se somar as duas alturas e dividir por 2, sendo que o resultado será a altura média. Nesses casos, redes entre 3,40m a 4,50m são ótimas.
Elas podem ser penduradas pelas extremidades, cada uma em uma coluna, parede ou viga, mas nunca em placas de gesso. Além disso, existe a possibilidade de fixá-las no teto por uma corta ou corrente.
2. Analise o material
São muitos os materiais que podem ser utilizados nas fabricações de rede e isso também deve ser considerado, pois impacta no resultado estético. O mais comum é o algodão, sendo altamente resistente, com boa elasticidade de fibras e promovendo boa circulação do ar. Fios naturais como cipós e de palha também possuem boa durabilidade, mas oferecem menos conforto que os demais. Já a gabardine é perfeita para o verão, pois mantém uma temperatura mais fresca e permite alta respiração. Por fim, materiais sintéticos como plástico, são ótimos para ambientes externos, mas também são mais quentes e, por isso, não tão recomendados para o verão.
3. Redes como cadeira
Uma maneira interessante de usar a rede na decoração de sua casa é como cadeira, transformando o ambiente em um lugar muito relaxante. Ela pode ser pendurada no teto, desde que você teste a estrutura previamente para certificar-se da resistência da estrutura. Esse tipo de rede é perfeito para quem mora sozinho e quer criar um cantinho para relaxar, ler um livro ou até mesmo assistir TV.
4. Interiores
Nos ambientes internos da casa, a rede é sinônimo de relaxamento e tem um forte apelo visual. Sendo assim, é um ótimo elemento decorativo, principalmente quando conversa com o restante do ambiente. Invista em modelos mais largos, como de casal e não deixe de incluir as almofadas de apoio. Como vamos explicar, é uma ótima solução para espaços pequenos.
5. Sofá alternativo
As redes tipo cadeira ou até mesmo as tradicionais podem muito bem tomar o lugar do sofá, especialmente em ambientes pequenos. Afinal, a rede cria sensação de descontração e relaxamento, sendo ótima para receber amigos de maneira divertida.
6. Varanda
Um cantinho na varanda ou sacada com uma rede com certeza já vai mudar o ambiente, sendo um ótimo espaço para relaxar, ler um bom livro e até mesmo meditar. Para isso, defina o tamanho da rede, a partir do espaço disponível e em seguida escolha o material, devendo considerar o peso que ela vai precisar suportar. Afinal, quanto mais cordas e mais grossa, mais peso aguenta.
7. Utilize plantas no entorno
Plantas e rede trazem sensação de relaxamento e bem-estar e isso é potencializado quando ficam juntas no ambiente. Portanto, inclua um vaso próximo da rede e crie um ambiente totalmente zen. Temos certeza que após um longo dia de trabalho você não vai querer ficar longe dali. Além disso, ainda é possível distribuir vários vasos no entorno, criando um tipo de jardim indoor.
8. Quintal e jardim
Por fim, as redes em quintais e jardins são excelentes para apreciar a natureza, promovendo momentos de reflexão e lazer. Nesses ambientes, tons crus do material utilizado são os mais comuns, pois combinam com a vegetação e outros móveis, além de impactar menos a paisagem. Além disso, prefira materiais naturais, pois são mais frescos.
Então, agora que você sabe como usar redes de descanso em sua decoração, já pode colocar em prática nossas dicas e elaborar seu planejamento. É importante considerar não apenas o material da peça, mas também o estilo de decoração dos ambientes. Isso porque, ela não precisa ser usada somente em lugares descontraídos, pois quando bem colocada e planejada, combina com os mais diferentes gostos e até mesmo nos mais formais. Além disso, contar com a ajuda de um profissional, como arquiteto ou designer de interiores, pode deixar o espaço ainda mais interessante.