Como escolher a janela do banheiro

Como escolher a janela do banheiro?

Antigamente, o banheiro era um ambiente esquecido no quesito decoração. Contudo, hoje em dia as reformas dão cada vez mais destaque ao espaço, principalmente devido à maior valorização da qualidade de vida e rotinas de autocuidado. Nesse sentido, é comum que as pessoas realizem algumas mudanças com a ajuda de uma construtora de confiança.

Sendo assim, um elemento que faz toda a diferença no espaço é a janela, pois além de contribuir com o visual, pode garantir conforto térmico, melhor entrada de luz natural, entre outros itens importantes. 

A boa notícia é que existem muitos modelos para incluir em sua casa e a própria construtora pode indicar a opção mais adequada e segura. Contudo, ainda sim, é interessante pesquisar um pouco sobre as alternativas disponíveis. Por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com x dicas de como escolher a janela do banheiro. Vamos lá?

Entenda as medidas

O primeiro passo é analisar o tamanho do banheiro, visto que a janela deve se ajustar de forma proporcional ao espaço disponível. Sendo assim, ela deve garantir a privacidade, sem deixar de lado a luminosidade e ventilação adequadas. Por isso, é importante contar com a ajuda de profissionais especializados, a fim de obter as medidas certas para seu banheiro. 

Tipos de janelas

Outro ponto importante é analisar os tipos de janelas disponíveis para banheiro. Existem várias opções e você com certeza irá encontrar aquela que mais atende às suas necessidades e perfil. Confira abaixo quais são os principais: 

Basculante

Esse é um dos modelos mais tradicionais, com medidas padrão ou personalizáveis. Ela também pode ser dupla, garantindo maior ventilação e entrada de luz natural. Vale lembrar que a janela basculante abre para fora, com a parte inferior deslizando até atingir o ponto máximo de abertura. 

Maxim ar

Essa opção é muito parecida com o modelo basculante, mas com a diferença de que sua abertura é maior. Além disso, a folha é movimentada pelo centro, mantendo as partes superior e inferior alinhadas. Ela pode ter a medida padrão ou ainda ser encomendada com um tamanho personalizado. 

Pivotante

A janela pivotante é o modelo que garante excelente iluminação e ventilação. Parecida com os modelos anteriores, a principal diferença é que ela abre apenas pelo centro e de forma vertical. Ou seja, a folha gira em torno dela mesma, alcançando assim a abertura completa, assim como as portas do mesmo modelo. 

De correr

As janelas de correr são excelentes para quem tem banheiro grande. Esse modelo é instalado na parte central da parede e as folhas correm lateralmente e paralelas entre si. Contudo, dependendo de onde o banheiro estiver, ela pode acabar comprometendo a privacidade durante o uso pessoal do espaço. 

De abrir

Outro modelo indicado para quem tem banheiro grande é a porta de abrir. Mas, assim como o modelo anterior, a desvantagem é que você pode perder a privacidade, dependendo de como for a configuração da casa. Contudo, se instalar uma persiana, o problema pode ser facilmente resolvido. 

Com grade

Por fim, se a janela do banheiro está apontada para a área externa da casa, pode ser interessante optar pelo modelo com grade, a fim de reforçar a segurança do imóvel. Vale lembrar que todos os modelos podem ter grades incluídas, mas é necessário atentar-se à abertura para que não seja prejudicada. 

Material

Por fim, os dois materiais mais utilizados na fabricação das janelas são alumínio e madeira. Ambos são muito resistentes, duráveis e bonitos. Sendo assim, a principal diferença entre eles é a necessidade de manutenção, visto que as de madeira exigem cuidados periódicos, a fim de proteger contra a umidade, raios solares e ataque de pragas, especialmente os cupins.

Por outro lado, as janelas de alumínio não exigem praticamente nenhuma manutenção, apenas limpeza para garantir a beleza. Sendo assim, não existe opção melhor ou pior, pois a madeira também permite maior possibilidade de personalização. Portanto, escolha a que mais se adequa ao seu estilo e necessidades. 

Então, agora que você entende o que considerar na hora de escolher a janela do banheiro, já pode conversar com sua construtora de confiança. Afinal, ela poderá indicar a melhor alternativa para suas necessidades, tipo de ambiente e estilo.