A edição é a tarefa mais importante quando se trata de redação. Uma cópia não editada pode causar problemas, pois pode conter vários erros que foram ignorados por você durante a criação do texto.
Embora a edição possa parecer uma tarefa fácil, a maioria dos escritores a considera extremamente desgastante. A razão para isso é que a maioria dos redatores sofre de procrastinação e, como resultado disso, não tem tempo para revisar seus artigos.
A seguir, um guia útil de edição que podem ajudá-lo no processo de criação de um texto bem escrito para garantir que ele não contenha nenhum tipo de erro.
Quebre frases longas em duas ou mais
O erro mais comum que os redatores cometem ao escrever um artigo é o uso de frases longas. Embora essas frases não sejam gramaticalmente incorretas, elas contêm muitas ideias, tornando-as difíceis de entender para o leitor.
Se você quiser tornar sua cópia mais fácil de ler para os leitores, é essencial que você divida qualquer frase longa em duas. Isso vai ajudá-lo na questão do fluxo de leitura. Além disso, manterá o leitor ligado até o final também.
Substitua os advérbios por verbos
Advérbios são usados para descrever os verbos, mas não são realmente necessários. Às vezes eles podem enfraquecer o texto e torná-lo maçante. Portanto, é uma boa ideia substituir os advérbios por um verbo forte.
Isso melhora a qualidade da escrita e tornará o texto mais curto. Por exemplo, em vez de escrever o “gato está andando devagar”, você deve escrever o “gato se arrasta na ponta dos pés”.
Tente acabar com a desordem
Ao colocar as ideias no papel, a mente de um escritor pode vagar. Ele pode escrever coisas que são irrelevantes para o tópico. Essa desordem pode fazer um artigo decente parecer ruim.
Portanto, é importante que você se livre desse material indesejado ao editar o seu conteúdo. Comece eliminando sinônimos que você possa ter usado em seu texto. Por exemplo, você pode usar a palavra “simples” ou “direto ao ponto” em sua frase em vez de usar ambas.
Não faça muitas mudanças de voz
Outro erro comum que os redatores provavelmente cometem é mudar a voz muitas vezes em seus textos. Isso pode interferir no fluxo do artigo e diminuir sua qualidade. Se você deseja tornar seu conteúdo poderoso, é melhor ficar com uma única voz ao longo do artigo.
Além disso, em vez de usar a voz passiva, é melhor você usar a voz ativa. A razão para isso é que as frases na voz ativa são muito mais fáceis de ler do que as frases escritas na voz passiva.
Elimine os adjetivos fracos
Usar adjetivos fracos em seu artigo pode enfraquecê-lo consideravelmente. Esses adjetivos não acrescentam nenhuma qualidade à sua escrita e, de fato, não são capazes de descrever os substantivos e pronomes da maneira correta.
Por exemplo, escrever “ela é muito bonita” não teria o mesmo tipo de impacto que escrever “ela é linda”. Portanto, procure esses adjetivos fracos em sua cópia que quase sempre são precedidos pelas palavras “muito” ou “realmente” e substitua-os por adjetivos fortes.
Faça uso de contrações
As contrações podem ajudá-lo a melhorar a qualidade de sua cópia de duas maneiras distintas. Em primeiro lugar, eles podem reduzir o tamanho da cópia e eliminar as palavras desnecessárias.
Em segundo lugar, eles também podem dar ao leitor a impressão de que você é uma pessoa real. Isso tornará o seu texto mais compreensível para os leitores e eles se divertirão lendo.
Finalizamos por aqui. Gostou das dicas de edição que separamos acima? Quer acrescentar algo mais? Envie uma mensagem para nós.