Score negativado é uma situação complicada, mas ainda é possível conseguir um cartão de crédito mesmo na zona vermelha do Serasa. Isso é possível graças a novas opções de cartões que têm seu limite de crédito vinculado a investimentos realizados em uma conta digital.
Assim, você consegue um cartão sem passar por análise de crédito. Quer entender melhor como isso funciona? É só continuar a leitura para conferir como ter um cartão de crédito com score negativado.
Posso ter cartão de crédito com score negativado?
Sim, você pode ter um cartão de crédito mesmo com score negativado. Ou seja, se a pontuação do seu CPF está na zona vermelha, você ainda pode fazer compras no crédito, desde que procure o produto certo.
Lembrando que o Serasa classifica os scores dos consumidores nas seguintes faixas:
- 0 a 300 pontos (vermelho — baixo): risco alto de inadimplência
- 301 a 500 pontos (laranja — regular): risco médio de inadimplência
- 501 a 700 (amarelo — bom): risco intermediário de inadimplência
- 701 a 1000 (verde — muito bom): risco baixo de inadimplência.
Dessa forma, ainda que você esteja com o score baixo, é possível conseguir um cartão de crédito aprovado na hora oferecido por algumas instituições financeiras. Esse tipo de cartão costuma liberar um limite de crédito conforme o cliente faz investimentos na conta atrelada a ele, como veremos mais adiante.
Como conseguir cartão de crédito com score negativado?
Para conseguir um cartão de crédito com o score negativado, você deve procurar opções de cartões que não exigem uma análise de crédito e liberam o produto na hora. Os mais comuns são aqueles que liberam um limite equivalente ao dinheiro investido na conta associada.
Nesse caso, se você quer um limite de R$ 500 para fazer um parcelamento, por exemplo, terá que ter R$ 500 investidos na conta atrelada ao cartão. O dinheiro investido continua sendo seu e funciona como uma garantia de pagamento da fatura.
Dessa maneira, mesmo pessoas com score negativado conseguem o cartão de crédito, embora precisem do valor de investimento para liberar o limite. Ou seja: não é um cartão de crédito com limite pré-aprovado, como a maioria está acostumada a ter.
Para quem tem uma reserva de emergência disponível e precisa fazer compras a prazo para não gastar o dinheiro guardado, por exemplo, esse cartão é perfeito para se organizar.
Como aumentar o score negativado?
Se você quer um cartão de crédito comum, com limite pré-aprovado e independente de investimentos, o único caminho é aumentar seu score negativado. Para sair da zona vermelha, você deve tomar as seguintes medidas:
- Renegocie todos os seus débitos e faça acordos para retirar seu nome do SPC/Serasa. No próprio sistema de consulta do CPF, você pode encontrar propostas de negociação de dívidas
- Pague todas as suas contas em dia, sem atraso
- Nunca deixe de pagar ou atrase o pagamento de parcelas de empréstimos e financiamentos, assim como faturas de cartão de crédito
- Se conseguir um cartão de crédito, tenha apenas um, pois muitos cartões são sinal de descontrole financeiro
- Ative seu Cadastro Positivo, caso não esteja habilitado, para que seus bons hábitos financeiros e contas pagas em dia também influenciem seu score.
Se você colocar sua vida financeira nos eixos, seu score aumentará gradativamente, até que alcance no mínimo a zona laranja para ter maiores chances de conseguir um cartão de crédito com limite pré-aprovado.
Entendeu como ter um cartão de crédito mesmo com o score negativado? Então, comece agora a organizar suas finanças e conquiste o crédito que você precisa para realizar seus objetivos financeiros.