A Monstera é uma planta muito conhecida na decoração de interiores, sendo famosa por seu nome popular “Costela de Adão”, devido aos recortes e perfurações presentes nas folhas da planta. Originária do México, ela pode atingir até 20 metros de altura, utilizando troncos de árvores como apoio para crescer e, por isso, é considerada uma planta trepadeira.
Contudo, na decoração de interiores, pode ser vista em vasos e usada das mais diferentes maneiras. Sendo assim, se você acabou de pegar as chaves de seu apartamento e quer dar mais vida aos ambientes, continue acompanhando o post de hoje até o fim e veja como cuidar da Monstera ou Costela de Adão.
Conhecendo os tipos de Monstera
Assim como acontece em outras espécies de plantas, também existem diferentes tipos de Monstera para cultivar em casa. Portanto, é fundamental conhecer os principais e suas diferenças, pois assim saberá como suar cada um deles da maneira correta, garantindo seu desenvolvimento pleno ao longo do tempo. Sendo assim, confira abaixo os 3 tipos de Monstera para ter em casa:
Monstera Adansonii
Esse tipo conta com folhas verde brilhante com relevos, como se estivesse engomada. Além disso, dá um fruto comestível com aroma que lembra abacaxi. Nesse tipo de monstera, é importante tomar cuidado com a rega e evitar solo encharcado, pois isso pode apodrecer suas raízes. Portanto, se as folhas estiverem marrons, é sinal que a terra está encharcada.
Monstera obliqua
Esse outro tipo é muito confundido com o anterior. Contudo, são diferentes nas perfurações, pois a obliqua possui perfurações maiores em suas folhas. É importante deixar claro que esse e outros tipos são considerados tóxicos e, por isso, é importante manuseá-lo com luvas, além de evitar o cultivo em locais com pets e crianças pequenas.
Monstera variegata
Por fim, esse tipo é famoso por sua coloração diferenciada, que varia entre verde escuro e verde claro. Como ela possui menos clorofila nas folhas, também é menos tolerante a locais com pouca luz. Sendo assim, prefira colocá-la sempre perto das janelas ou varanda, para que receba a iluminação necessária.
Como cuidar da Costela de Adão?
A Costela de Adão é considerada uma planta simples de cuidar. Contudo, é importante conhecer alguns detalhes, a fim de garantir o pleno desenvolvimento ao longo do tempo. Sendo assim, confira abaixo os principais cuidados com a Monstera:
Iluminação
Um dos pontos mais importantes quando falamos da Costela de Adão é a iluminação e, portanto, o lugar em que deve ficar em seu apartamento. Devemos deixar claro que ela se desenvolve melhor em locais bem iluminados, mas longe da luz solar direta. Isso porque, o sol pode queimar suas folhas. Sendo assim, prefira deixar em cantos da sala ou quarto que não peguem muita luz direta ou na sombra do jardim.
Rega
Em relação à rega, o ideal é que seja feita duas vezes na semana em épocas mais quentes e uma vez por semana quando as temperaturas estiverem mais baixas. Contudo, se for uma muda nova, é importante regar todos os dias no início e somente quando ela crescer utilizar essa regra que citamos. Mas, lembre-se de não encharcar o solo, pois isso pode acabar matando a planta aos poucos.
Solo
O solo para essa planta deve ter boa drenagem de água, pois como citamos no tópico anterior, ela não pode ficar encharcada. Sendo assim, certifique-se de que o vaso possui argila expandida na parte do fundo, pois assim a água sairá aos poucos e sem contato nenhum com as raízes.
Adubação
A Monstera não precisa de muitos fertilizantes, mas você pode dar a ela um pouco de cálcio por meio de cascas de ovos trituradas, uma vez por semana. Além disso, pode colocar um pouco de esterco curtido ou húmus de minhoca. Lembrando que esses são adubos naturais e mais fáceis de controlar.
Muda
Se quiser, pode fazer mudas de sua costela de Adão. Para isso, escola um caule com pelo menos três folhas e com raízes. Na hora de cortar o caule, tenha cuidado pois a seiva da planta é tóxica. Depois, pode plantar diretamente no solo ou em um recipiente com água até soltarem as raízes.
Cuidados extras
Borrife água nas folhas da planta de vez em quando para que fiquem sempre limpas e hidratadas. Além disso, quando estiverem com poeira, pode passar um pano macio umedecido com água para limpar as folhas e remover a sujeira.
Então, agora que você conhece mais sobre a Monstera e como cuidar da costela de Adão em casa, já pode colocar nossas dicas em prática. Além disso, se você ainda não adquiriu sua planta, também pode pedir algumas dicas para os profissionais da loja especializada. Dessa forma, pode tomar alguns cuidados ainda mais específicos, garantindo seu crescimento e desenvolvimento de forma saudável, além de deixar seu apartamento ainda mais bonito.