O que o advogado de Direito Empresarial faz? O dr. Daniel Silva do escritório Galvão & Silva Advocacia, esclarece que a principal atividade profissional de um advogado empresarial é a prestação de consultoria e Assessoria para empresas. Nesse contexto, pode auxiliar com contratos, abertura de novos negócios, fusões empresariais e até mesmo a estabelecer as diretrizes legais para o relacionamento entre sócios.
As empresas precisam cumprir muitas questões legais em seu dia a dia. Isso é uma realidade para empresas de qualquer tamanho. Portanto, o mercado para advogados empresariais é promissor, uma vez que requer uma grande demanda desses profissionais.
Continue lendo e saiba mais, veja de forma minuciosa o que o advogado de Direito Empresarial faz.
Então, o que o advogado de Direito Empresarial faz?
Um advogado empresarial atua em todas as questões e demandas legais que existem no funcionamento das organizações. Portanto, a sua presença é importante desde a abertura da empresa e durante toda a sua existência.
Além disso, esses profissionais também fazem a mediação das empresas com seus consumidores e colaboradores. Afinal, o advogado empresarial precisa assegurar que todas as atividades que a empresa realiza estejam dentro da lei.
Em outras palavras, o advogado empresarial está capacitado a acompanhar e atuar em todas as fases de existência de uma empresa. O que inclui até mesmo a atuação em processos judiciais de falência ou recuperação judicial.
O que o advogado de Direito Empresarial faz e como trabalha no seu dia a dia?
A atuação profissional do advogado empresarial se dá principalmente através de consultoria e Assessoria para empresas. Neste processo, o profissional orienta seus clientes, tirar dúvidas e até mesmo realizações empíricas dentro da empresa. Tudo depende do tipo de serviço contratado, se consultoria ou assessoria.
Afinal, o advogado consultor apenas aponta as soluções e orienta o cliente sobre como executá-las. Mas, o advogado assessor além de orientar, também se envolve diretamente nas ações necessárias.
Além disso, algumas empresas possuem advogados empresariais em seu quadro de funcionários. O que é mais comum em organizações de grande porte. Portanto, o advogado empresarial também pode atuar trabalhando para uma empresa.
Para isso, o advogado deve ter conhecimentos em vários ramos do direito que se relacionam com a atividade das empresas. Isso inclui Direito do Trabalho, Direito Tributário, Direito Administrativo e Direito Societário.
O que é necessário para se tornar um advogado empresarial?
Agora você já sabe o que o advogado de Direito Empresarial faz. Já para seguir esta carreira é preciso primeiro se formar no curso de bacharelado em Direito. E, em seguida, ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.
Além disso, embora não seja obrigatório, é importante que o profissional se especialize. Isso é possível através de uma pós-graduação na área de direito empresarial. Ou até mesmo pela participação em eventos como palestras, oficinas, workshops e cursos com certificação.
Vale lembrar que a experiência também conta para se tornar advogado especialista em Direito Empresarial. No entanto, pode ser difícil conseguir atuar na área sem ter uma especialização comprovada através de cursos ou pós-graduação.
Dicas finais
Para as empresas a presença de um advogado empresarial é muito importante. Pois, ela é necessária em diferentes tarefas. Por exemplo, análise e elaboração de contratos, participação em audiências e realização de mapeamento de riscos.
Ficou com alguma dúvida sobre o que o advogado de Direito Empresarial faz? É só comentar!